Parvovirose Canina

A parvovirose canina é uma doença que na maioria das vezes acomete cães filhotes com menos de um ano de idade por não possuírem uma imunidade completa. Ela é causada por um vírus que vive muito tempo no ambiente, e está presente nas fezes de animais infectados, e sua contaminação pode ser pela ser inalação ou ingestão dessas fezes, contaminadas.
Dentre os sintomas da parvovirose estão vômito, falta de apetite, febre, perda de peso, diarréia sanguinolenta, desidratação e apatia. Quando esses sintomas começam a manifestar-se no animal, podem chegar de maneira tão rápida e agressiva que são capazes de levar o animal a óbito. O diagnostico é feito através de uma anamnese completa, sinais clínicos, e exames laboratoriais. Não há um tratamento especifico da doença por se tratar de um vírus, é realizado o tratamento através dos sintomas, e por isso é essencial levar o animal quanto antes há um médico veterinário, para que possa ser tratado o mais rápido possível.
A melhor forma de prevenção é vacinar seu animal respeitando os prazos estipulados pelo médico veterinário, realizando as três doses da V8 ou V10 e um reforço anual, evitando o contato do animal saudável com animais doentes, e evitar a exposição a ambientes potencialmente contaminados como ruas, praças e avenidas antes dos seis meses de vida.
SEMPRE consulte um MÉDICO VETERINÁRIO.

Tais Caroline
Estudante de Veterinária na FESB
Voluntária da ONG Soul Animal

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter