DAPP – Dermatite Alérgica a Picada de Pulgas

A presença de ectoparasitas como pulgas nos animais de estimação pode ocasionar diversas enfermidades, como a dermatite alérgica a picada de pulgas, conhecida também como DAPP. Ela é causada pelo contato da saliva das pulgas com a pele do animal. A saliva da pulga, por possuir inúmeras substancias tóxicas, é responsável pelo desenvolvimento de hipersensibilidade na pele do animal,
Diferentes padrões da doença podem ser observados em cães e gatos. O sinal mais comum é o prurido ou a coceira intensa, que poderá gerar lesões sanguinolentas com crostas, além de alopecia (queda de pêlo). Os locais mais expostos são os mais vulneráveIS à infecção, como a cauda, a região dorsal, coxas, abdômen e pescoço. Esse tipo de dermatite pode ser a porta para infecções secundarias por vírus e bactérias se não for tratada corretamente.
O diagnostico é feito através de uma anamnese completa e achados clínicos no animal, como a presença de pulgas. É realizado também um exame intradérmico no animal, como o raspado de pele. O tratamento é feito com medicamentos prescritos por um medico veterinário, e é essencial realizar o controle de ectoparasitas tanto no animal como no ambiente, além de, se possível, em outros animais que convivem no mesmo ambiente.
SEMPRE consulte um MÉDICO VETERINÁRIO.

Tais Caroline
Estudante de Veterinária na FESB
Voluntária da ONG Soul Animal

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter