Retroviroses Felinas

As retroviroses felinas são conhecidas também como FIV – vírus da imunodeficiência felina (ou ainda “AIDS felina”), e FeLV – leucemia felina. Ambas podem ser fatais, e acometem animais de qualquer idade e os vírus não são transmitidos ao homem, ou seja, não são zoonoses.
Essas doenças deixam o organismo dos animais infectados sem proteção alguma contra outras doenças, e como consequência, ocorre a queda em sua imunidade e seu sistema imunológico encontra-se incapaz para realizar a defesa contra possíveis injurias que venham a ocorrer. O animal torna-se alvo para infecções por vírus e bactérias oportunistas. Na maioria das vezes essas doenças são silenciosas, portanto é de vital importância conhecer seus sintomas para um melhor tratamento.
O vírus se reproduz através dos linfócitos, que são as células responsáveis pela defesa do organismo. Os sintomas em ambos os casos podem ser apatia, perda de peso e apetite (facilitando assim para que outras infecções ocorram), diarréia, otites, tumores, mudanças de comportamento e alterações neurológicas. A melhor forma de prevenção é evitar que o animal fique em ambientes com grande aglomeração de gatos, evitar brigas com outros animais, já que ela pode ser transmitida através de arranhaduras e mordeduras, ou seja, é transmitida através de sua saliva. Ocorre também a transmissão da mãe para o filhote no útero, no momento do parto ou através da amamentação, principalmente pelo colostro, que seria onde a mãe transfere a imunidade para o filho no caso da FIV. O vírus da FeLV é mais comum ser transmitido pelo compartilhamento de comedouros e bebedouros, também pelo habito de higiene corporal dos gatos (lamber-se). Porem sua principal via de transmissão é a saliva.
O diagnostico é feito através de exames específicos realizados por um medico veterinário, bem como o seu tratamento. A melhor forma de prevenção é evitar que o animal saia de casa, e assim se envolva em brigas. Comedouros e bebedouros separados também são uma forma de prevenção. Sem cura, as retroviroses felinas são tratadas para que se diminuam os sintomas da doença e o animal possa viver em harmonia.
SEMPRE consulte um MÉDICO VETERINÁRIO.

Tais Caroline
Estudante de Veterinária na FESB
Voluntária da ONG Soul Animal

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter