Insuficiência Renal em Cães e Gatos

A insuficiência renal em cães e gatos é uma patologia que acomete um ou dois rins, e seu principal sinal é a perda da função dos néfrons, estruturas responsáveis por filtrar o sangue e eliminar substâncias toxicas do organismo. Entre suas principais causas estão o surgimento de neoplasias, inflamações, traumas, lesões por vírus e bactérias, reações toxicas a medicamentos, doenças hereditárias e a presença de parasitas.
A insuficiência renal é divida em aguda ou crônica de acordo com seu grau de intensidade. A doença aguda tem suas causas mais agravantes tais como a alta toxicidade, e os sintomas aparecem subitamente . Na doença renal crônica, o início pode ser muito lento e os sinais bastante inespecíficos.
Entre os sintomas estão o intenso volume e frequência urinaria, a grande quantidade de água ingerida, hematuria, anorexia (pela perda de nutrientes e proteínas pela urina), vômitos, diarreia entre outros.O diagnóstico é realizado através de achados clínicos, exames físicos e uma anamnese completa. Também são realizados exames químicos como o hemograma e a dosagem das enzimas renais, da ureia e creatinina, substâncias que deveriam ser eliminadas para fora do organismo em forma de urina após a filtração renal, e cuja alteração na dosagem indica se há um acúmulo de substâncias tóxicas no sangue.
O tratamento depende do tipo da insuficiência renal,e deve-se levar em consideração a causa da patologia. Vale lembrar que na insuficiência renal aguda as chances de cura são maiores, mas ela pode tornar-se crônica se não for devidamente diagnosticada e tratada. O tratamento é sempre baseado em melhorar a forma de vida do animal e deve ser indicado por um médico veterinário.
SEMPRE consulte um MÉDICO VETERINÁRIO.

Tais Caroline
Estudante de Veterinária na FESB
Voluntária da ONG Soul Animal

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter