Posse responsável – O que é?

Ao domesticar o cão e o gato há milhares de anos, o homem tornou-se responsável pelo bem-estar desses animais. Conviver com um bichinho de estimação é um privilégio e pode mudar nossa vida para muito melhor.
No entanto, adotar um animal exige responsabilidade do dono e um compromisso com a vida deste ser indefeso. Muitas pessoas acabam adquirindo um animalzinho por impulso, sem levar em consideração alguns fatores extremamente importantes para tomar esta decisão como :

Tamanho quando adulto (no caso de adquirir um filhote) para adequação do espaço físico;

Características comportamentais:
Animais podem ser ativos, calmos, carentes, brincalhões. Saber desse tipo de informação é importante para a adequação do animal ao estilo de vida do novo tutor;

Custos de vacinação e tratamentos de saúde em casos de enfermidades:
Quando adquirimos um novo animal não esperamos que ele fique doente, mas os animais assim como nós podem ser vítimas de vários tipos de doenças, as quais podem ter um custo de tratamento elevado e maior tempo de recuperação do animal, exigindo muita disponibilidade, paciência e carinho por parte do cuidador.

Custo mensal:
Devemos nos lembrar das despesas mensais com alimentação de boa qualidade, banhos, produtos de higiene, medicamentos (em casos de administração de medicação continuada);

Tempo disponível:
Um animal necessita de atenção, então pense em quanto tempo você está disposto a disponibilizar para interagir com seu animal e lhe dar a atenção necessária;

Tempo de vida do animal:
Cães e gatos podem viver mais de 15 anos. Portanto, deve-se ter em mente que ele precisará de toda atenção, carinho e cuidados durante muitos anos.

Aceitação de todos os membros da sua residência:
Pergunte às pessoas que moram com você se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

A partir do momento em que é tomada a decisão de introduzir mais um membro à família, algumas regras importantes de posse responsável devem ser observadas:

.Cuidados básicos de higiene e alimentação:
Informe-se com o veterinário responsável qual a melhor ração para alimentar seu animal. As rações comerciais já fornecem todos os nutrientes, vitaminas e minerais de que ele necessita.
Mantenha a vasilha de comida em lugar seco e protegida do sol. Deixe sempre uma vasilha com água suficiente à disposição do animal, em lugar limpo, arejado e com sombra. Troque a água diariamente e mantenha as vasilhas de água e comida sempre limpas, lavando-as com água e sabão.
Dê banhos regulares em seu cão. Verifique com o veterinário responsável qual o intervalo necessário entre os banhos para que ele fique sempre limpo. As escovações também são necessárias, principalmente em animais de pêlo longo, para que não formem bolos de nó, o que pode causar desconforto e até doenças de pele.

Acomodação:
Mantenha o animal sempre em um local protegido do sol, frio, chuva e correntes de vento. Deve também ser distante do local onde ele faz suas necessidades fisiológicas. Coloque um tapete, pano ou cobertor para que ele possa se aquecer, principalmente à noite e em dias mais frios. Se optar por uma casinha, verifique o tamanho adequado para que ele possa se acomodar confortavelmente. Se possível, opte por um lugar de acomodação que seja mais próximo da família.

Saúde física:
Leve seu animal regularmente ao veterinário para vacinações anuais, controle de vermes e outros parasitas como pulgas e carrapatos e para que seja feito um check-up da saúde do seu novo animalzinho.
Fique atento em relação a possíveis mudanças de comportamento e sintomas de doenças (coceira excessiva, falta de apetite, feridas na pele, sangue nas fezes, etc.). Neste caso, o médico veterinário de sua confiança deverá ser consultado;

Identificação:
Logo que você adotar um bicho de estimação, providencie uma coleira com uma plaquinha de identificação, trazendo o nome dele e um telefone para contato.
Além disso, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses do seu município, informando-se sobre a legislação do local e se há a possibilidade de uma identificação permanente no animal (como um microchip)
Nunca imaginamos que nosso bichinho vá escapar ou se perder, mas isso acontece muito e a preocupação e a tristeza da perda podem ser evitadas facilmente com essa atitude preventiva.
A posse deve ser responsável.
Não ignore o seu amigo!

Considerações Importantes
Animais não são brinquedos e as crianças não devem tratá-los como tal. Muitas crianças acabam por machucar seu cão ou gato sem querer, por causa de brincadeiras. Devem ser ensinadas a oferecer-lhe carinho e respeito.
Crianças podem e devem experimentar uma convivência harmônica e saudável com animais!
Cães entram em pânico com barulhos muito altos como os de trovões, rojões e bombas, pois seu sistema auditivo é muito mais sensível que o nosso. Fique atento ao seu animal quando houver tempestade ou em épocas de festas e comemorações. Em situações como essas, se eles estiverem sozinhos, podem tentar fugir para procurar abrigo, ferir-se gravemente ou até morrer;

Maltratar animais é crime!
Saiba “COMO DENUNCIAR ABANDONO E MAUS-TRATOS”

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter