Abandono de animais nas férias

Você que vai viajar nas férias, ATENÇÃO!

A situação se repete ano após ano. Com a chegada das férias os protetores de animais já ficam em alerta, pois já sabemos: O índice de abandono animal nesses meses de férias aumenta assustadoramente. A família programa suas férias sem levar o animal em conta, e aí começa todo o problema. O “dono”, quando não abandona o animal à própria sorte, acha que colocando um pote de água e outro de comida o animal consegue ficar sozinho, quando na realidade basta um esbarrão para os potes se esvaziarem e o animal ficar sem como suprir suas necessidades básicas.

Mas podemos mudar essa realidade com a conscientização das pessoas sobre esse assunto. Existem opções de lugares ótimos onde a família pode deixar seu cão ou gato, como hotéis especializados, aonde o bicho vai ter todo o cuidado de que necessita enquanto espera seu tutor voltar de férias. Outra alternativa é deixar o animal com alguma pessoa de confiança, que esteja acostumada a cuidar de bichos e que more em uma casa segura para eles, sem acesso fácil à rua, por exemplo. Ou até mesmo deixar as chaves de casa com essa pessoa e pedir para ela passar na sua casa para cuidar do seu animal

Sabemos que um dos principais motivos para o abandono de animais é porque muita gente ainda enxerga o bicho como uma coisa, um objeto, ao ponto de os animais de estimação são dados “de presente”, sem analisar a real condição de cuidar do animal naquele momento.
Enquanto “coisificarmos” os bichos desta forma, não enxergando a necessidade real de cada animal, a realidade vai ser cada vez mais dramática. Chegamos a um ponto que os animais são dados como brindes em eventos e campanhas publicitárias. Quem nunca viu ou até mesmo ganhou um peixinho ou um pintinho de brinde em algum lugar?

Na realidade a questão é muito mais profunda, entrando no que chamamos de “posse responsável”. É saber que o bicho não é uma coisa, mas um bicho. E que como bicho dá trabalho sim, tem necessidades, quer brincar, precisa passear, fica doente, enfim, custa tempo e dinheiro. Por isso, é necessário planejamento e o máximo de informações antes de adquirir um novo animal para fazer parte de sua família. Saiba mais aqui sobre O QUE É A POSSE RESPONSÁVEL..

Lembrem-se: Todo ano existirão férias, mas quando você tem um animal, deve ter total responsabilidade sobre ele.
Abandonar animais não é uma opção e é crime! Lei federal 9.605–artigo 32 e lei municipal 3.091/13.

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter