Aos “Gateiros” de plantão!

O charme quase irresistível de um gatinho pequeno, brincalhão, já levou muitas pessoas a se decidirem espontaneamente por gatos como animais de estimação. O gatinho, porém, cresce rápido e encantamento da novidade vai desaparecendo ao mesmo tempo que os cuidados diários tornam-se incômodos para os donos. O gato é passado para a frente, levado a um abrigo de animais ou até mesmo abandonado na rua. Em consequência, muitas vezes ficam doentes e morrem.
Dessa forma, ao adotar um animal, devemos estar conscientes de nossas responsabilidades, e só decidir por um gato (ou qualquer outro animal de estimação), depois de refletir bastante.
As dez perguntas que seguem procuram ajudar você a verificar sua adequação como dono de um gato (O ideal é que se responda “sim” para todas).
1. Todos os moradores da casa concordam em ter um gato e nenhum deles tem alergia a pelo de gato?
2. Você consegue bancar as despesas com ração, veterinário e outras tantas?
3. Você está disposto a despender algum tempo com seu gato – além daquele destinado aos cuidados diários (a maioria dos gatos adora trocar afagos com seu dono) – e a cuidar intensamente dele em caso de doença? Quem fica muito tempo longe de casa não deveria ter um gato!
4. Você admite que os gatos “sigam os próprios caminhos”, e não permitam serem adestrados como os cachorros e que também nem sempre queiram brincar ou trocar afagos quando você decidir? Um gato pode chegar a rosnar ou arranhar o dono caso seu humor não seja levado em consideração.
5. Você tolera pelos de gato nas roupas e nos tapetes, marcas de unhas nos móveis e eventuais miados altos?
6. Você possui algum esquema para acomodar adequadamente o gato durante suas férias ou arranjar alguém para cuidar dele? (Leia: “ABANDONO DE ANIMAIS NAS FÉRIAS”)
7- Você sabe que os gatos podem viver duas décadas e que, ao se decidir por um deles, deve se responsabilizar pelo animal durante todo esse longo tempo?
8- Existe um “canto tranquilo” na sua casa onde o gato possa se recolher quando você escutar música alta ou quando a festa ficar barulhenta? Os gatos têm audição delicada!
9- Você já pensou como um gato vai se comportar com seus outros animais de estimação?
10- Seu contrato de aluguel permite que você mantenha um animal de estimação?

Saiba mais sobre o que é a POSSE RESPONSÁVEL

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter