ABANDONO DE ANIMAIS AUMENTA 20% NAS FÉRIAS, DIZ ONG DE SÃO CARLOS, SP São

Durante os meses de dezembro e janeiro o número de casos de abandonos e maus-tratos de animais aumenta 20% em São Carlos (SP). A constatação é do canil municipal e da ONG Cão Ajuda, que realiza um trabalho de acolhimento na cidade. Casos de maus-tratos devem ser denunciados à Polícia Ambiental.
Um dos motivos para os casos de abandono é que durante esses meses muitas pessoas aproveitam para viajar e ficam dias fora de casa, apontou a presidente da ONG, Flávia Rosseler. “A gente percebe também que as pessoas estão indo embora, muitas vezes estudantes que voltam para a sua cidade natal”, disse.
Alguns donos enjoam do animal e não se preocupam em procurar um novo lar para o bicho. A presidente da ONG disse que falta conscientização e que as pessoas devem consideram o animal como um membro da família, o que seria uma forma de diminuir os casos de abandono.
Uma pessoa que abandona, explora ou aprisiona um animal em casa pode ser processada e perder a guarda do bicho. A lei (9.605/98) de proteção aos animais é federal e de acordo com o artigo 32, abuso, maus-tratos e mutilação em animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos pode gerar pena de três meses a um ano de prisão.
Vizinhos alimentavam cadela abandonada em casa (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Vizinhos alimentavam cadela abandonada em casa
há seis meses (Foto: Rodrigo Sargaço/EPTV)
Abandono
Há seis meses, a cadelinha Mel vive sozinha em uma casa no bairro Santa Angelina. Segundo os vizinhos, o casal que morava na residência foi embora e deixou a cachorra ficou para trás. O animal recebe comida e carinho de pessoas que se comoveram com a história.
Moradora no bairro Santa Felícia, a vendedora Maria Isabel da Silva sai todos os dias para levar água e ração para a cadelinha. “A gente vem aqui, minha cunhada também ajuda, mas é um pouco difícil vir de outro bairro”, contou.
A dona da cadela quase não aparece no local. O quintal está sujo e os vizinhos reclamam do mau cheiro. “É insuportável, dá vontade de entrar lá dentro e limpar”, relatou a cozinheira Maria Neusa Rodrigues.
Ela disse estar preocupada porque já viu essa história antes e o desfecho foi triste. No terreno ao lado onde mora, três cachorros foram abandonados. Ela até tentou cuidar, mas eles não resistiram. “Era só carrapato, tentava matar, eu ia controlar, mas não teve jeito, os animais morreram”, contou.
COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter