VETERINÁRIA CARLA STORINO BERNARDE. EXPLICA COMO EVITAR A OBESIDADE CANINA

Excesso de peso é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo um estudo da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a obesidade já é considerada a patologia nutricional e metabólica mais comum entre os pets.
As consequências do excesso de peso variam entre problemas nas articulações a, em casos severos, disfunções cardíacas e respiratórias. O tutor deve observar alguns pontos que evidenciam o ganho de peso. “Os animais acima do peso tendem a ficar mais sedentários e podem apresentar intolerância a exercícios. Além disso, há dificuldade respiratória e de mobilidade”, explica a médica veterinária Carla Storino Bernardes.
Fatores como castração, má alimentação e falta de atividades físicas contribuem para o desenvolvimento da doença nos animais. A dona de casa Rosalina Vieira sabe muito bem disso: sua cachorrinha Cherry sofre com o problema. “O veterinário me disse que ela começou a engordar por conta da castração. Além disso, ela é uma salsicha – dachshund – raça que tem propensão a esse problema”, conta Rosalina.
Animais sem raça definida não estão livres do problema. Porém, existem algumas raças mais predispostas à obesidade. Cocker spainel inglês, beagle, labrador, basset hound e dachshund são algumas delas.
Apesar de Cherry se alimentar de acordo com o indicado pelo veterinário e ter espaço para se exercitar, a dona oferece petiscos que podem contribuir para o ganho de peso. “Ela faz exercícios e se alimenta duas vezes ao dia, mas é muito gulosa e implora por guloseimas”, observa a dona de casa.
Os tutores devem tomar cuidado com a alimentação dos animais. “Atualmente, devido à maior preocupação dos proprietários e médicos veterinários com a qualidade de vida dos animais, existem rações de prescrição veterinária que têm função terapêutica para aqueles que estão com grande aumento de peso, precisando de um acompanhamento rigoroso em sua alimentação. Porém, pode ocorrer recusa no momento da troca da ração. Sendo assim, o ideal é que seja feita de forma gradual”, observa Carla.
Para evitar o excesso de peso nos pets também é necessária uma mudança na rotina do animal. Introduzir passeios periódicos é fundamental. “O ideal é que os passeios sejam em horários mais frescos, sem sol excessivo. Devemos sempre lembrar que as patas dos cães estão em contato direto com o asfalto e podem ocorrer queimaduras. Esta é uma preocupação séria que devemos ter quanto ao passeio dos animais. A frequência quem irá definir é o proprietário de acordo com sua rotina e necessidade do animal, que será indicada junto ao clinico”, orienta a veterinária.
COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter