SEU GATO SOLTA MUITO PELO? SAIBA COMO DIMINUIR O PROBLEMA

Quem tem um gato em casa sabe bem como é lidar com tufos de pelo soltos pela casa, grudados nas roupas ou nos móveis. Muitas pessoas acreditam que a queda de pelos em excesso significa que o animal esteja com alguma doença, mas casos como este são raros. Na maioria das vezes, as quedas são causadas simplesmente pela falta de escovação periódica.

A veterinária Paula Cordovani, Animal Place, afirma que os gatos não precisam de banhos, já que se limpam sozinhos por meio da lambedura. Segundo a profissional, é assim que os felinos eliminam diariamente os soltos. A recomendação, diz Paula, é fazer a escovação a cada três dias.

— Também existem as trocas de pelo sazonais que costumam ocorrer nos períodos de maior calor — afirma Paula.

No inverno, ocorre um aumento na densidade da pelagem dos gatos, com o crescimento dos subpelos, que ajudam os animais a suportarem as baixas temperaturas.

Reposição vitamínica

Já as perdas de pelos patológicas são caracterizadas por falhas na pelagem, coceira ou lesões de pele.

— Entre as patologias podemos citar as alopecias hormonais, dermatites infecciosas e psicogênicas e as parasitas, como sarnas e piolhos — diz a veterinária.

Segundo Paula, a falta de uma alimentação balanceada e o estresse podem intensificar o problema.Segundo a profissional, a deficiência de alguns ácidos graxos, como os ácidos linoleico e araquidônico, podem aumentar a queda de pelos. A vitamina A é importante para a manutenção da pele e a falta de vitaminas do complexo B, principalmente a B2, contribuem para o aparecimento de algumas dermatites.

— Somente um veterinário pode orientar a melhor forma de suplementação vitamínica de um gato — afirma.

Fonte:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2017/05/seu-gato-solta-muito-pelo-saiba-como-diminuir-o-problema-9800412.html

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter