POR QUE MEU GATO ARRANHA TUDO?

Todo dono de gato faz esta pergunta ao se deparar com as marcas de unha no sofá ou no batente da porta.

E a resposta é bastante simples: este é um comportamento natural dos gatos. Ao arranhar, os gatos renovam as unhas, se alongam, se exercitam, brincam, aliviam o estresse e marcam território.

Os sinais visuais e de olfato são facilmente detectados e reconhecidos por outros gatos. Mesmo que isto não nos agrade, não há como inibir este instinto. Mas nem tudo esta perdido.

Podemos desviar a atenção de móveis e objetos da mobília da casa para outros específicos aos gatos, que não afetarão a decoração e os utensílios domésticos. O objetivo não é acabar com o hábito de arranhar, mas sim oferecer locais e situações onde o gato possa exercer seus instintos sem causar estragos. O primeiro passo é tornar desagradável o local vítima das unhas felinas e ao mesmo tempo oferecer um local próprio como um arranhador para gatos.

Existe uma infinidade de modelos, do mais simples a verdadeiras obras de arte, mas a escolha fica a critério do estilo e vontade do dono. Para o gato, o que mais importa é ter o que arranhar. O arranhador deve ser colocado nos locais onde o gato passa a maior parte do tempo, onde ele costuma descansar ou brincar. Se puder, coloque em vários ambientes da casa, próximos as regiões mais destruídas. Estimule brincadeiras espalhando brinquedos pela redondeza e pendurando-os no arranhador. Borrife a essência da erva catnip no arranhador para atrair ainda mais o seu gato. Toda vez que o seu gato usar o arranhador, faça elogios e carinhos. Manter as unhas dos gatos sempre aparadas diminui o tempo que ele necessita para gastá-las e renová-las, assim ele se contentará com o arranhador e dificilmente procurará outros locais para arranhar.

Se mesmo assim ele se aproximar de um local desapropriado para arranhar, use o firme e sonoro NÃO. Não grite ou perca a calma. Leve-o ao arranhador e estimule o seu uso. Com paciência e persistência, rapidamente seu gato estará condicionado.

Fonte:https:https://www.petrede.com.br/gatos/por-que-meu-gato-arranha-tudo/

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter