O QUE FAZER QUANDO SUA GATA ENTRA NO CIO?

A partir de 5 meses de idade, a fêmea já pode entrar no cio, e esse ciclo pode se repetir a cada dois meses. Você poderá notar algumas alterações de comportamento: miados diferentes, saídas frequentes à rua, visitas de gatos machos em sua casa etc. Ela fica inquieta, geralmente anda com a cauda e com o bumbum levantados, ao mesmo tempo em que abaixa o corpo.
Sabe aquele lugar pelo qual você acha que ela nunca irá fugir? É bem provável que ela consiga escapar por lá nessas épocas. Dificilmente você conseguira prender uma gata por todo seu cio.

Tentar afastar os demais gatos, para que não ocorra a cópula é necessário, porém muito difícil, pois o instinto de preservação da espécie fará com que a fêmea elabore de tudo para escapar e encontrar o macho. Assim mesmo, o isolamento é uma tentativa válida. Tente prender os animais em locais separados quando houver a presença de um gato macho na casa.

Quanto tempo dura o cio da gata?
O cio pode durar até 10 dias, mas isso pode variar.
O cio pode durar até 10 dias, porém isso pode variar de animal para animal. Entre 8 e 12 dias, pode ser considerado normal. Caso esse período seja maior, deve ser realizada consulta a um médico veterinário para acompanhamento.

Se a gata não ficar prenhe, é mais frequente ter um cio a cada dois meses, mas esse tempo não é fixo, pode se tornar menor ou maior.

Se sua gatinha teve filhotes, saiba que, em menos de um mês após o parto, ela pode entrar no cio novamente.

Medicamentos para inibir o cio
Medicamentos para o cio não são recomendados
Diversos medicamentos para retardar ou cortar o cio estão disponíveis no mercado. Nenhum deles deve ser dado sem consulta prévia com um médico veterinário.

As injeções para o animal não entrar no cio são à base de hormônios e podem trazer diversos problemas à saúde.

Utilizados quando ainda se pretende destinar o animal à reprodução, esses produtos são administrados com a intenção de retardar o cio, porém o risco de o animal desenvolver alguns problemas graves é aumentado substancialmente.
Dentre essas enfermidades, ocorre uma maior incidência de processos infecciosos e tumores no útero e nas mamas, posteriormente à administração desse tipo de produto. Além disso, se forem administrados em um período inadequado (após a gata já ter cruzado, por exemplo), podem ocorrer vários tipos de transtornos, como abortos espontâneos, ou o abandono dos filhotes pos parte da mãe. Isso trará complicações a sua gata e, na maioria dos casos, a intervenção cirúrgica se faz necessária. Nunca use esses medicamentos sem consultar um médico veterinário, pois estará colocando em risco a vida do seu animal.
Castração é a melhor solução
A castração faz com que seu animal não entre no cio.
A castração é, sem dúvida, a melhor maneira de evitar o cio. Trata-se de um procedimento cirúrgico, feito exclusivamente por médicos veterinários, no qual o útero e ovário são retirados.

O animal pode ser submetido à castração, em qualquer idade, até mesmo em período anterior à ocorrência do primeiro cio, com 5 ou 6 meses de idade. Entretanto, é mais indicado realizar esse procedimento após se passarem, pelo menos, os três primeiros episódios de cio, se possível, para que o animal se desenvolva plenamente. Proporcionar essa cirurgia é um bem que você estará fazendo ao seu animal.

O pós-cirúrgico requer alguns cuidados, como limpeza da ferida cirúrgica e administração de medicamentos que serão orientados pelo profissional que fizer o procedimento.

Deixar ter pelo menos um cria é importante para a saúde do meu animal?
Não precisa deixar seu animal ter filhotes, isso é um mito.
Não. Ao contrário do que se fala, não há necessidade nenhuma de deixar o animal cruzar, ou ter sua primeira cria, ou, ainda, esperar o primeiro cio. A saúde do animal é perfeita e a castração antes do primeiro cio diminui as chances do seu animal ter tumor de mama. A castração pode ser feita com o animal jovem, antes de partos ou de cios. O médico veterinário irá fazer a avaliação e indicar a melhor data para o procedimento cirúrgico.
A castração é benéfica para seu animal e faz com que você não tenha que conviver, em média a cada dois meses, com as alterações de comportamento de sua gata. Além disso, não corre o risco de ela ter diversos filhotes (a maioria das vezes entre 4 e 5) a cada gestação. Os gatos proliferam muito rapidamente e dificilmente você terá condições de ficar com todos ou de arrumar donos responsáveis para todos eles.

A necessidade de deixar seu animal cruzar é mito! Faça um bem ao seu animal, opte pela castração.

Fonte:http:https://www.vix.com/pt/bdm/pet/o-que-fazer-quando-sua-gata-entra-no-cio

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter