GALO NA CABEÇA DO PET

Esse tipo de elevação pode indicar traumas diversos e até um AVC, fique atento!

OUTROS SINTOMAS

Desequilíbrio
Desmaio
Vômitos
Convulsões

CAUSAS

Assim como acontece conosco, a causa de um galo na cabeça do cão ou do gato pode ser uma simples queda ou batida – e o inchaço tende a sumir em alguns dias. Mas é importante que o hematoma seja verificado por um veterinário para saber qual a proporção do problema. “Às vezes o trauma causa o extravasamento sanguíneo e forma um coágulo, que pode acusar um trombo, podendo virar um AVC ou até mesmo provocar uma parada respiratória”, alerta Thaís Pereira Izidoro, veterinária da clínica Vetnasa.

TRATAMENTO

A primeira coisa a se fazer é levar imediatamentea uma clínica veterinária. Segundo Thaís, em sua maioria, os tratamentos desse tipo de hematoma são não medicamentosos, apenas envolvem observação, hidratação e descanso. Em alguns casos, um anti-inflamatório pode ser indicado. Mas a consulta com o especialista é necessária para que haja uma averiguação do caso.

O QUE DIZ O ESPECIALISTA

“Os filhotes, como são muito ativos, acabam pulando do colo dos donos e, por serem pequenos, se machucam mais. Os cachorros de porte míni ainda têm o agravante de possuir uma estrutura óssea muito mais frágil em relação a um cachorro de grande porte”, alerta a especialista Thaís Pereira Izidoro, da clínica Vetnasa.

DICAS

Tenha cuidado ao segurar um cachorro pequeno no colo e ao colocá-lo no chão para não causar uma queda brusca ou trauma.
Mantenha vassouras, rodos e outros equipamentos de limpeza fora do alcance dos animais, pois a queda de um desses objetos pode atingir seu peludo.
Supervisione seu cachorro se ele estiver em contato com crianças para que ambos não se machuquem na interação.
Separe os animais da casa, se não houver afinidade entre eles, para que não ocorram brigas desnecessárias. Em parques e praças, redobre a atenção.

Fonte: http://revistameupet.uol.com.br/saude/galo-na-cabeca-do-pet/4817/<i\><b\>

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter