3 DICAS QUE VÃO TE AJUDAR A TER UM CÃO EQUILIBRADO

A obediência e equilíbrio mental do cão depende muito mais do dono do que do cão, então não adianta não tomar as atitudes corretas e esperar que seu cão se torne um animal calmo e seja um cão equilibrado.

Nesse artigo você conhece 3 dicas, das quais já costumamos falar, que são passos base e simplificando, o que vai de fato te ajudar a tornar seu cão equilibrado. Seguindo esses três passos seu cão vai ficar muito mais tranquilo e sua rotina e relação com seu melhor amigo vai melhorar muito.
Castração

Muitos donos ainda se recusam a castrar seus cães, a maioria devido a mitos como que o cão fica obeso, bobo ou que a cirurgia é perigosa, também existem os homens que acabam projetando sua masculinidade no cachorro e acham que o cão vai sofrer se for castrado ou se não cruzar.

Lembre-se que seu cão é um animal e não um ser humano, o sexo para eles não funciona como algo prazeroso como para os humanos, para eles é apenas a natureza dizendo que devem propagar a espécie, ou uma forma de reafirmar sua liderança.

Os cães não castrados podem desenvolver uma série de doenças, e no comportamento os hormônios afetam muitos os machos, que passam a marcar território quando entram na adolescência, agarram as pernas das pessoas e podem fugir a procura de uma fêmea, além de que podem brigar com outros machos por conta dos hormônios.

Esses comportamentos vão acabar apenas com a castração? Não, mas é o primeiro passo para resolver esses problemas, já que em sua maioria tem a causa nos hormônios.

Quando a castração é feita com um veterinário responsável e de confiança do tutor, é uma cirurgia rápida com uma recuperação tranquila, além de que se o cão tiver uma alimentação balanceada isso não afetará no seu peso.
Liderança

adestrando
Os cães descendem dos lobos e em toda matilha existe um líder, é assim que funciona para eles, se um tutor não sabe ser o líder de seu cão, o cão vai se sentir extremamente forçado pelas circunstâncias a liderar a casa, o que os deixa muito estressados.

Passar primeiro pelas portas, não permitir que o outro sente no sofá ou na cama, receber tudo o que quer do outro, tudo isso são comportamentos de líderes, e se você não fizer essas coisas seu cão vai fazer e vai se sentir o líder da família.

Use o que seu cão quer ao seu favor para lidera-lo, ele provavelmente ama um petisco, então mostre que ele vai ganhar algo gostoso quando obedecer um comando, dê um carinho quando ele não subir no sofá. Ignore quando ele estiver descontrolado.

Liderar seu cão é uma das melhores coisas que você pode fazer pela saúde mental e até física do seu melhor amigo, ter um bichinho que não vai te dar dor de cabeça destruindo a casa ou pulando como um louco em você ou te deixando constrangido quando chegar visita é tudo consequência.

Passeios diários

Passear diariamente com seu cão faz muito bem para a cabeça dele, na natureza os ancestrais dos cães caminhavam longas distâncias todos os dias e isso ficou nos instintos deles, claro que alguns cães mal socializados ou apresentados ao mundo podem ficar com medo de sair de casa e até empacar.

Mas os cães com medo de sair devem ser ensinados que os barulhos e pessoas da rua não são um perigo e que passear é divertido, a maioria deles na verdade já acha que passear é incrível e por isso acabam puxando no passeio.

Não desanime em nenhuma das ocasiões, aprenda a ensinar seu a passear e consiga mostrar ao seu cãozinho que o passeio vai acontecer todo dia, dependendo da necessidade dele, claro, ajuste o passeio ao seu cão, um buldogue francês não deve passear por muito tempo e deve evitar o sol, enquanto para um Border Collie dois passeios de uma hora cada e atividades como agility são ideais.
Dica

Aqui vai a dica extra, tudo isso aliado a uma alimentação balanceada e estando sempre atento para moldar suas atitudes para as necessidades do seu cão vão fazer com que ele se torne muito mais tranquilo e equilibrado.

Saiba que ser um cão tranquilo e obediente é ótimo para os cães e os faz aproveitar a vida muito melhor, fazer tudo isso dar certo só vai depender de você e da sua paciência e persistência.

Fonte:https://meuestilo.r7.com/bichos/web-cachorros/3-dicas-que-vao-te-ajudar-a-ter-um-cao-equilibrado-21122017<i\><b\>

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter