SAIBA TUDO SOBRE ANEMIA EM CÃES

A anemia pode atingir não apenas aos humanos, mas aos cães também, nesse artigo você encontra as causa, sintomas, tratamentos, tipos de anemia e todas as informações para detectar a anemia no seu cão, saber mais a respeito caso seu cão já esteja com anemia e até mesmo evitar essa condição.

O que é a anemia?

Ao contrário do que muitos pensam, anemia não é propriamente uma doença, na verdade anemia é uma consequência de uma doença, em cães é definida como a diminuição do número de glóbulos vermelhos.

Glóbulos vermelhos são as células de sangue, elas transportam oxigênio para os órgãos e por isso a redução desses glóbulos é uma situação muito preocupante e deve ser urgentemente tratada.
Causas

Umas das causas mais conhecidas também uma das mais comuns é a alimentação deficiente em nutrientes e até desnutrição. Mas outras situações como acidentes com a perda de grande quantidade de sangue também podem causar anemia.

Os parasitas, sejam carrapatos, vermes e pulgas, podem causar a anemia, pois usam o sangue do animal como fonte de alimentação, infestações sérias aumentam as chances de causar anemia, os filhotes são os mais frágeis a essas situações.

Uma doença renal crônica também pode causar anemia, isso porque esse problema desestimula a produção de células e por isso pode causar anemia. Cães que não bebem água ou não fazem xixi com frequência possuem maiores chances de desenvolver problemas renais.

Tipos de anemia

Anemia Hemolíticas é autoimune e causada por parasitas. Anemia Hemorrágicas causada por perda significativa de sangue. Anemia com origem medular é causada por deficiência na produção de células.

Sinais da anemia

Gengivas pálidas, as gengivas humanas e caninas que estejam saudáveis possuem coloração rosada um pouco avermelhada até, em cães com anemia as gengivas ficam brancas e pálidas.

Perda de apetite e peso, cães com anemia não conseguem se alimentar corretamente e com a alimentação ruim os cães perdem peso e podem ficar magros e até desnutritos, se seu cão está rejeitando comida há alguns dias esse é um sinal para se alarmar.

Cães com anemia também ficam indispostos e apresentam urina escura, se seu cão está recusando fazer alguma atividade que gostava muito, ou a urina está escura, depressão, cansaço e prevenir se excluir ou só querer deitar também são sinais de anemia.
Tratamento

Os casos mais leves podem ser resolvidos apenas com a mudança na alimentação, corrigindo a falta de nutrientes na alimentação do cão já ajuda muito, mas nem sempre isso é suficiente. O tratamento adotado com certeza vai variar de acordo com o caso.

Transfusões de hemoderivados e suplementação com o hormônio eritropoietina são tratamentos usados em casos mais sérios, mas para decidir qual tratamento usar um veterinário de confiança deve ser consultado.

Apresentar o rótulo da ração oferecida para o cão e explicar todos os sinais que o cãozinho demonstrou ao veterinário podem ajudar a definir o tratamento ainda mais rápido, o ideal é dar todas as informações que você tem ao médico veterinário.

Fonte: https://meuestilo.r7.com/bichos/web-cachorros/saiba-tudo-sobre-anemia-em-caes-30082017<i\><b\>

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter