SAIBA COMO AGIR NO CASO DO SEU CÃO SE MACHUCAR

Infelizmente é bem comum os cães se machucarem, e isso não significa que você é um tutor ruim. Muitas vezes eles se alegram demais nas brincadeiras e acabam fazendo algo que acaba machucando eles.

Como esbarrar em um móvel, ou até mesmo se machucar em um passeio com a aproximação de outro cão que não se deu bem com ele, isso tudo pode acontecer e para que você possa cuidar no caso de um ferimento simples aparecer, criamos esse artigo.

Ferimentos simples
Um ferimento simples é uma briga de leve, onde o outro cão ou animal provocou apenas um arranhão, ou o fato de seu cão ter mexido em algo que não devia e ter conseguido um machucado pequeno de em torno de 2 cm, onde nada tenha ficado dentro do machucado, como um vidro ou outra coisa.

Nesses casos é possível tratar em casa, mas se o sangramento tiver sido muito volumoso e não ter parado de sangrar, ou você notar que algo ficou dentro do machucado, então nesses casos é essencial levar o cãozinho ao veterinário.

O que ter em casa para casos de ferimento Tenha sempre em casa: Iodo Um cicatrizante próprio para cães Gazes Esparadrapo
Aproveite para conferir nosso artigo sobre o uso de medicamentos humanos em cães

Tudo isso é necessário na hora de ajudar o seu cão em caso de um ferimento simples, o ideal é ter tudo isso em uma maletinha com coisas apenas para ele, assim como um termômetro, um lubrificante e os remédios apenas dele.

Como tratar um pequeno ferimento
Assim que você constatar que seu cão se feriu e que o ferimento é pequeno e pode ser tratado em casa, então chame alguém da confiança do cão para te ajudar, essa pessoa deve segurá-lo e acalma-lo enquanto você cuida da ferida.

Atenção! Até cães dóceis podem se assustar e morder nessa hora, portanto colocar a focinheira é muito recomendado.

De início você deve estancar o sangue com as gazes, depois de ver que o sangramento parou. Cortar os elos ao redor pode auxiliar o procedimento se o cão tiver muito pelo. Depois lave a ferida com água e sabão para limpar bem de qualquer sujeira. Você pode usar água morna e esse processo de lavagem deve durar uns 2 minutos.

É hora de passar o iodo para limpar bem o ferimento, uma gaze molhada é suficiente. Seu amigo deve segurar bem o cão nessa hora, pois pode incomodar, por isso ele vai se mexer. Porém é necessário, já que esse procedimento evita que a ferida infeccione.

Fique atento! O iodo não deve conter álcool e você deve misturar a quantidade de iodo q vai usar com a mesma proporção de água.

Depois de limpo você pode deixar secar e depois passar o cicatrizante, existem vários cicatrizantes caninos, não use um para humanos, se quiser consultar seu veterinário na escolha é uma boa ideia.

Depois de passar o cicatrizante deixe a ferida respirar e fique de olho no cão para que não se machuque mais. Depois de um tempo você pode proteger a ferida fazendo um curativo e faça de tudo para o seu cão não mexer, o curativo deve consistir em uma gaze limpa sobre o ferimento e bem segura com os esparadrapos, cuidado com os pelos.

Se achar melhor, você pode enrolar uma faixa sobre o curativo para segurar melhor, mas se necessário corte a faixa para não dar muitas voltas e aquecer demais a ferida.

O que fazer depois?
Depois disso você deve verificar o ferimento ao menos três vezes ao dia, e deve trocar a gaze. Além de deixar a ferida respirar por um tempo entre as trocas, sem deixar que o cão lamba ou mexa nela, é claro, usar um colar protetor também é uma boa ideia.

Fique atento se seu cão está se alimentando normalmente, e verifique se a temperatura dele está normal, se tudo estiver normal é sinal de que a ferida irá cicatrizar logo. Se a ferida não melhorar com o tempo é importante leva-lo ao veterinário para ele averiguar se existe algum problema na ferida.

Fonte: https://meuestilo.r7.com/bichos/web-cachorros/saiba-como-agir-no-caso-do-seu-cao-se-machucar-10072017-1<i\><b\>

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter