SAIBA COMO ENSINAR SEU CÃO A ANDAR JUNTO

Já falamos sobre o adestramento e a importância de ensinar certos comandos a qualquer cão, o andar junto é certamente um deles. E para que seu cão ande junto de você, o que deixa qualquer tutor orgulhoso, é preciso persistência e conhecimento de uma série de técnicas que vamos ensinar.

O adestramento começa em casa
A base de qualquer coisa que você tente ensinar ao seu cão começa em casa, em um ambiente seguro, tranquilo e sem distrações, por isso, se a família é grande separe um espaço só para você treinar seu cãozinho.

É complicado ensinar o comando junto na rua ou parque em pois esses lugares tem muitas distrações como cheiros, outros cães, movimento e isso vai impedir seu cão de aprender, por isso faça isso em um local tranquilo em casa.

Comece com a guia
Se você já acostumou seu cão a usar a coleira e a guia então é hora de ensinar o cão a andar junto, começando com a guia, escolha um lado para seu cão ficar, nas competições e em caças os cães são ensinados a permanecer do lado esquerdo do tutor, você pode escolher o lado que for melhor pra você, mas não mude de lado para não confundir o cão.

Fique com o cão na guia na mão e o cão ao seu lado, não é para puxar, apenas guiar o cão, usando o petisco na mão, sempre que você parar o cão deve se sentar ao seu lado e olhar para você, isso indica que ele está focado, aprendendo e quer seu comando para saber o que vem depois.

Pra chegar nesse nível leva tempo, mas o ideal é que o cão já conheça o comando senta e se sente apenas com o comando verbal, ou você pode empurrar levemente o bumbum do cão em direção ao chão fazendo com que ele se sente. Atenção! É para empurrar gentilmente, ou você pode machucar a coluna do cãozinho.

Sem guia
Ainda em casa e dessa vez sem a guia, você pode ensinar seu cão a vir até você e ficar do seu lado, o ideal é que ele se sente nesse caso também, você pode usar petiscos como recompensa, fique longe do cão então dê o comando “junto”, esse comando pode vir acompanhado de uma tapinha no quadril que indica ao cão onde você quer que ele fique e facilita muito o entendimento para o seu peludinho.

Como agir na rua
Todo passeio é um treino, e qualquer oportunidade de reforçar o aprendizado do seu cãozinho é uma oportunidade que deve ser aproveitada, não se deve passear sem guia na rua, mas andando com a guia pela rua você pode andar com um petisco na mão junto ao rosto do seu cão e fazendo-o andar ao seu lado.

Isso vai fazê-lo associar o fato de caminhar ao seu lado a uma experiência prazerosa e fazê-lo querer caminhar sempre ao seu lado, com o tempo a recompensa pode deixar de ser petisco e passar a ser carinho, o que os cães adoram.

Quando dar a recompensa?
Dê a recompensa ao cão sempre que ele se sentar ao seu lado, e principalmente dar o petisco enquanto seu cão caminha, mas evite dar petisco demais, é claro, para evitar a obesidade, com o avanço do treinamento você pode alternar a recompensa entre petisco e carinho até que ela passe a ser apenas carinho.

Atenção, mesmo depois do seu cão aprender os comandos é necessário continuar recompensando-o com carinho para reforçar o aprendizado, além de que sua satisfação deixa seu cão muito feliz. Também fique atento para que seu cão não sai da posição enquanto você o recompensa.

Fonte: https://meuestilo.r7.com/bichos/web-cachorros/saiba-como-ensinar-seu-cao-a-andar-junto-10072017<i\><b\>

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter