MEDO DE CARRO: SAIBA COMO EVITAR E LIDAR COM ESSE PROBLEMA

Muitos cães podem desenvolver medo de carro, devido diversos motivos. Mas todo tutor, tendo ou não carro, deve aprender a ajudar seu cão a não ter medo de carro. Isso ajuda tanto a levar o cão para passear de carro ou em uma viagem. Como também ajuda nos passeios comuns.

Por isso nesse artigo você aprende a ajudar seu cãozinho a perder o medo de carro. Se você tem um filhote em casa, melhor ainda. Evitar o problema é sempre mais fácil do que lidar com ele. Mas saiba que é sempre possível ajudar o cão a perder o medo.

Por que o medo de carro?
Os cães são muito sensíveis a barulhos e uma coisa que sempre pode assusta-los são carros. Medo de carro é comum por ser algo barulhento e grande. Esse medo geralmente surge quando ainda são filhotes. Por ser o primeiro contato com algo.

O cão também pode associar o carro a uma situação ruim. Se ele já foi atropelado, ou se até mesmo o colocaram em um carro e depois o abandonaram. Essas situações podem traumatizar os cães. E os peludos podem desenvolver medo de carros no geral. Principalmente os mais parecidos com o da situação que passaram.

O cão é medroso?

Não. O medo de carro pode vir pelo barulho e o desconhecido e também por situações traumáticas como foi dito. Nada disso significa que o cão é medroso. O medo é natural em qualquer ser vivo e significa que ele está preservando sua vida.

Isso não significa que seja bom seu cão ter medo de carro ou de outras coisas. O ideal é sempre ajudar seu cãozinho a perder esse medo e a ficar mais tranquilo. Isso trará melhor qualidade de vida para ele, que vai conseguir aproveitar mais momentos como o passeio.

Evite o medo em filhotes

É normal que o filhote se assuste ao ouvir o barulho de um carro. E por ser algo grande e desconhecido, pode ser assustador ser colocado dentro de um carro.

Para evitar o medo de carro em relação ao barulho, acostume-o ao som. Dê petiscos sempre que ouvirem o barulho de carro. E leve ele brincar com você próximo ao barulho e até mesmo vendo carros passar.

Lembre-se sempre da segurança do seu cãozinho. Brincar dentro do quintal vendo os carros passar na avenida é ok. Desde que ele não possa escapar e acabe sendo atropelado.

Se o cãozinho tem medo de entrar em carros. Use as recompensas positivas, petiscos, carinho e brinquedos para fazer o cão associar carros a algo bom. Brinque com ele dentro do cão desligado.

Aos poucos seu filhote vai se acostumar a estar próximo de carros, ouvindo o barulho e até a passear dentro do carro.

Como lidar com o medo do cão
Se você já tem um cão adulto ou até filhote com medo de carro, é preciso ter um pouco mais de cuidado. Primeiro descubra se o cão teve situações traumáticas com um carro. Se foi atropelado, abandonado em rodovia, ou coisas parecidas.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como se comunicar com cães surdos

Lembre-se que é preciso aproximar o cão do objeto do qual tem medo aos poucos. Ou seja, brinque com o cão a uma distância que dê para ver o carro desligado. Depois comece a brincar mais próximo. Acostume o cão ao carro desligado.

Depois acostume o cão ao carro ligado. Brinque com ele a certa distância de um local que dê para ver os carros passando. Lembre-se sempre brincar e dar petisco e carinho ao cãozinho nesses momentos. Faça o cão se sentir feliz e tranquilo próximo a carros.

O que não fazer?

Jamais force seu cão. Jamais o coloque no carro de uma vez. Também não o deixe sozinho com um carro. Nunca esfregue o medo do seu cão no focinho do seu peludo, como alguns fazem. Seja de carro ou qualquer outra coisa. Tudo isso é traumatizante e uma atitude cruel.

A ideia de confrontar o medo não deve ser usada com os cães. Isso não funciona nem mesmo com todos os humanos. Pode ser uma situação ainda mais traumatizante para o cão, e tornar tudo muito mais difícil.

Nunca brigue com o cão durante o trabalho de adestramento. Enquanto está próximo de carros tentando acostumar seu cão a eles, você não deve dar bronca. Ou o cão pode associar ainda mais os carros a coisas negativas.

Fonte: https://meuestilo.r7.com/bichos/web-cachorros/medo-de-carro-saiba-como-evitar-e-lidar-com-esse-problema-27022018<i\><b\>

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter