SAIBA COMO ENSINAR O CÃO A PARAR DE PULAR

Os cães costumam pular nas pessoas, o dono uma visita. Para muitos é difícil ensinar o cão a parar de pular, por isso esse artigo vai te ajudar a entender como fazer para ensinar o cão a parar de pular.

Seja em você ou nas visitas, cães que pulam podem representar um problema. Principalmente os cães de grande porte. Os menores não chegam a incomodar, podendo no máximo arranhar um pouco as pernas das pessoas. Enquanto os cães maiores podem machucar, derrubar pessoas e até se machucar ao pular nas pessoas.

Por que cães pulam

Os cães pulam porque querem alcançar a pessoa para interagir com ela. É natural que quando filhotes os cães ganhem um carinho das pessoas ao pularem nelas. Seja o tutor ou uma visita e até de desconhecidos.

Por conta dessa recompensa que é dada, os cães aprendem desde filhotes que faz efeito pular. Pois recebem a atenção que querem ao pular nas pessoas. É normal dar carinho quando seu filhote pula em você, afinal são fofos e ficamos felizes que o filhote queira brincar conosco.

Aprenda a ensinar desde filhote

Como já foi dito tudo começa quando o cão ainda é filhote. É preciso entender que apoiar esse comportamento agora pode ser um incomodo no futuro. Então tente resistir a fofura do seu filhote e pense no futuro. Ele vai ficar muito grande? Será que vai incomodar muito por pular em você?

Por isso use as técnicas de ensinar o cão a não pular ou a pular apenas quando comandando desde cedo. Assim ele vai aprender ainda filhotinho quando pode ou não pular. E isso vai evitar incômodos e até acidentes no futuro quando o cão já for maior e mais forte.

Sem broncas

Não é indicado dar broncas, ensinar o cão dando bronca ou gritando pode dar bem errado. Tem quem ache ideal usar o Não nessa situação. Mas como o objetivo do cão é receber atenção, o não é um tipo de atenção.

Gritar com seu cão é inconcebível, isso não ajuda nenhum pouco e vai fazer seu cão achar que atitudes agressivas são o normal. Ou pode traumatiza-lo e até deixar seu cão com medo de você. Jamais tenha atitudes agressivas com seu peludo, e lembre-se que bater não é a única atitude agressiva.

Ignore o pulo

O jeito certo de ensinar o cão a parar de pular é ignorando o pulo. Como a motivação dele é receber a atenção, então você não deve dar atenção enquanto ele pula. Para quem tem cães maiores isso pode ser mais difícil.

Mas se você começar desde filhote será muito mais fácil. Se necessário saia do recinto caso seu cão seja muito grande. Mas você deve voltar e agir normalmente e só voltar a ignorá-lo quando ele pular novamente em você.

Assim fica claro que ele não vai ganhar nada quando pular em você. Aproveite e sempre recompense a atitude correta. Quando ele brincar sem pular em você, dê bastante carinho e até petiscos.
Ensine o cão o momento de pular

Muitos tutores gostam de dar um abraço no cão, e existe um comando para isso. Assim você evita que o cão pule o tempo todo e ensina o peludo a pular apenas no momento correto com o comando.

Para isso primeiro ensine o cão a não pular. Depois ensine o cão a abraçar com o comando “abraço” e batendo no peito, quando ele pular dê muito carinho. Mas nunca o recompense se ele pular sem o comando. Assim ele entende que pode pular apenas quando você pedir.

Fonte: https://meuestilo.r7.com/bichos/web-cachorros/saiba-como-ensinar-o-cao-a-parar-de-pular-01032018<i\><b\>

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter