COMO ENSINAR O CÃO A ESPERAR PARA COMER

Você já deve ter pensando em ensinar o cão a esperar para comer. Afinal vídeos de cãezinhos comendo apenas sob o comando do dono são sempre muito fofos. Se você está se perguntando como ensinar isso ao seu cão. Nós vamos explicar como ensinar esse comando aos peludos.

Vale lembrar que esse é um comando avançado, é mais difícil para os cães resistir à comida bem na frente deles. Então não adianta querer ensinar logo que ele espere para comer, se o cão nem senta sob seu comando, por exemplo.

Porque ensinar o cão a esperar para comer

Ensinar o cão a esperar para comer ajuda a deixar o cão mais calmo, melhora o adestramento, melhora a ligação entre tutor e cão. O cão que aprende esse comando está muito mais ligado ao tutor e muito menos suscetível a ignorar comandos.

Ensinar o cão a esperar para comer também evita possessividade com a comida. Afinal o cão associa você e seu comando a ele ganhar algo que gosta muito, sua refeição.
Como ensinar

Para ensinar seu cãozinho a comer sob seu comando é preciso aprender alguns passos. Leve em consideração o nível de adestramento do seu peludo. Se ele não tem nenhum adestramento, começar por esse comando não é a melhor ideia.
Ensine a sentar

Primeiro seu cão precisa ficar calmo, se ele ainda não conhece o comando “senta”, você vai precisar ensiná-lo. Com um petisco levante a mão acima da cabeça do cão, fazendo-o sentar. Dê o petisco sempre que ele sentar e acostume-o a receber o petisco ao sentar também associando a palavra “senta”.

Ensine o “espera” ou “fica”

Aqui vem uma parte que pode ser um pouco mais difícil. A maioria dos cães fica tão feliz e empolgado que corre atrás do dono ao vê-lo se afastar. É preciso persistência. Fique com a palma da mão aberta indicando para ele esperar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre dicas chave para o adestramento do seu cão dar certo

Repita o comando e sempre o recompense depois que ele ficar sentado no tempo que você tiver pedido. Lembre-se que o petisco só pode ser dado enquanto ele acerta o comando. Comece com períodos e distâncias menores e vá aumentando aos poucos.

Ensine o “vai” ou “come”

Depois que ele aprender os passos acima, você pode começar apenas com um petisco no chão. Retire o petisco sempre que ele avançar sem permissão. Sempre que o cão continuar esperando e só vir até o petisco ao ouvir o comando, então você deve deixa-lo comer.

Sempre parabenize seu cão quando ele acertar. Dê carinho e festeje. Aos poucos você pode introduzir a vasilha de refeição. E continuar usando todos os passos.

O que não fazer

Não fique agitado ou nervoso, não faça várias expressões. O cão interpreta seu comportamento físico. Fique sério enquanto ele deve esperar e faça carinho e sorria quando ele acertar. Lembre-se que se você fizer muitos movimentos vai confundir seu cão.

Por isso encontre o gesto e sempre o repita. Não mude, mesmo que sutilmente. Se você mudar o gesto de um comando, seu cão não vai entender o que você quer.

E se eu não conseguir?

Existem sim cães que não aprendem a esperar para comer. Afinal comer é algo super excitante para eles e podem não conseguir se controlar. Ensinar sem adestrador profissional esses comandos pode não dar certo. E tudo bem.

Se não deu certo não significa que você seja um tutor ruim ou que seu peludo não é um bom cão. Muito pelo contrário. Mesmo que não dê certo só o fato de você passar mais tempo interagindo com seu cão já é algo muito positivo.

Não desista do seu peludo. Tente começar por comandos mais simples. Talvez com o tempo e aprendendo outros comandos mais básicos antes, ele possa vir a aprender a esperar para comer.

Fonte: https://meuestilo.r7.com/bichos/web-cachorros/como-ensinar-o-cao-a-esperar-para-comer-09032018<i\><b\>

COMPARTILHE:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter