PERGUNTAS FREQUENTES

1 – Quero adotar um animal, como faço?

  • Acesse aqui a galeria de fotos dos animais disponíveis para adoção no nosso site, ou se preferir, visite nossa página no Facebook, ou ainda nossa coluna virtual no jornal gazeta da cidade. Você também pode tentar encontrar seu amiguinho através do centro de zoonoses da prefeitura, entrando em contato com os responsáveis pelo canil municipal de Extrema pelo número (35) 3435-2849 durante o horário comercial, ou visitando as feiras de adoção realizadas por eles quinzenalmente na praça Coronel Simeão, em frente a Escola Estadual Odete Valadares.

2 – Preciso doar um animal, como faço?

  • Envie fotos, características do animal, informações como se já foi castrado/vermifugado/vacinado e quais vacinas, e o nome do tutor com fone/email de contato, para nossa página no Facebook ou para o e-mail ongsoulanimal@gmail.com, que faremos a divulgação através dos nossos canais virtuais e em nossa coluna semanal no jornal Gazeta da Cidade impresso e virtual, em busca de um lar amoroso e definitivo para ele, garantindo assim os seus direitos.

3 – Achei um animal. Como faço, a ONG resgata?

  • NÃO! A ONG não resgata, pois não possui abrigo.
    Algumas pessoas voluntariamente resgatam animais por sua conta e nos procuram em busca de ajuda para tentarmos encontrar o dono, ou alguma família disposta a adotar este animal e nós ajudamos publicando fotos dele em nossos canais virtuais.
    *Indicamos o Centro de Zoonoses (35 3435-2849) para que os cidadãos façam consultas sobre disponibilidade de horário e local, para agendar com eles um possível resgate.

4 – A ONG SOUL ANIMAL é um “Lar temporário”?

  • NÃO! A ONG não é um lar temporário!
    *EVENTUALMENTE, somos informados de vagas em lares temporários oferecidos voluntariamente por anjos cadastrados em nossa instituição e fazemos a conexão para os casos que nos procuram em busca deste tipo de ajuda.

5 – Preciso de ajuda com medicação e acessórios pré e pós-cirúrgicos para o meu animal, a ONG ajuda?

  • SIM. A partir da apresentação de receitas e indicações veterinárias trazidas até a nossa sede, podemos ajudar pessoas de baixa renda na compra de medicações para seus animais e também no empréstimo de acessórios, tais como: caixas de transporte animal, cones, faixas, jaulas, gatoeiras, etc, mediante preenchimento e assinatura do Termo de Responsabilidade, com prazo fixado para devolução do objeto emprestado.

6 – A ONG possui veterinário?

  • NÃO! A ONG não possui veterinário e nem serviços veterinários próprios.
    *Mantemos convênio com alguns veterinários particulares em Extrema, que nos concedem poucas cotas mensais gratuitas para consultas veterinárias. Quando elas acabam, pedimos a eles que dêem descontos quando podemos provar que a pessoa responsável pelo animal, não tem condições de pagar pela consulta. Se este for o seu caso, preencha este CADASTRO DE PEDIDO DE AJUDA, que entrará em fila para análise/ aprovação e liberação deste pedido ou não, a serem consideradas pelo nosso departamento financeiro.

7 – A ONG faz campanhas de castração?

  • NÃO! Este serviço é oferecido gratuitamente pelo centro de zoonoses da cidade de Extrema, para as pessoas de baixa renda que se cadastram lá e garantem lugar na fila para esterilizarem seus animais sem nenhum custo.
    *Para os casos particulares em que os donos responsáveis de animais têm condições de pagar por este serviço, a cidade dispõe de vários veterinários competentes instalados com suas clinicas pelos bairros (vide lista de médicos veterinários em Extrema).

8 – Como faço para denunciar sobre maus tratos e abandono de animais?

  • Confira aqui como é o procedimento padrão para realizar denúncias contra maus-tratos animais, pois existem as leis Federal , Estadual e Municipal, em defesa dos nossos queridos animais e que devem ser aplicadas. Estamos fazendo as conexões necessárias entre membros do Poder Publico, Centro de Zoonoses, Dirigentes da ONG Soul Animal e Polícia Militar, para buscarmos em conjunto a melhor forma de centralizar as denúncias e encaminhá-las para o órgão capacitado em recebê-las com autonomia para tomar as devidas providências através das leis já existentes.

9 – Encontrei um animal silvestre ferido, perdido, o que eu faço?

  • Entre em contato com agentes da Policia Ambiental pelo fone 35 3435 5267; ou pelo plantão administrativo de Extrema pelo fone 35 98861 9514.

10 – Achei um animal em situação de risco e o recolhi, mas não posso levá-lo para minha casa. E agora, pra onde levo?

  • Se você tiver condições, recomendamos que o leve emergencialmente para um hotelzinho para animais até conseguir resolver a situação dele. (Na cidade de Extrema temos o Pet Shop Scooby Doo – 3435 1032)
    Caso não tenha condições de levá-lo para um hotel, faça o que estiver dentro da SUA POSSIBILIDADE NA HORA, mantendo a calma e se possível o animal em segurança, improvisando algum abrigo com caixa de papelão, água e comida, enquanto busca ajuda em redes sociais, vizinhos ou alguém disposto a alojá-lo até que seja doado. É importante também entrar em contato com um veterinário, caso o animal apresente algum problema
COMPARTILHE:Share on FacebookTweet about this on Twitter