A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA

Agosto é um mês muito importante para os donos de cães e gatos. É o momento de vaciná-los contra a raiva, uma doença bastante nociva aos animais.

A raiva é provocada por um vírus altamente contagioso, que se alastra pelo sistema nervoso central dos animais domésticos ou selvagens. É transmitida ao ser humano através do contato com a saliva (mordida ou lambedura em contato com uma ferida existente) de animais que estão contaminados.

A vacinação é o único meio de prevenção contra a raiva em cães e gatos e ela deve ser feita a partir do quarto mês de vida do animal, devendo ser reforçada anualmente. Por esse motivo, é importante manter a vacinação sempre em dia.
A Prefeitura de Extrema iniciará a Campanha de Vacinação Contra Raiva Animal no dia 21 de julho de 2018 e se estenderá ao dia 2 de setembro.

A recomendação para garantir a segurança de todos animais e da população é levar seu cão para vacinar com coleira e guia, e focinheira no caso de animais agressivos. No caso dos gatos recomenda-se levar o animal em caixa de transporte, ou outro meio de conter o animal.

Animais prenhes, em fase de lactação, em tratamento, ou recém operados (menos de 10 dias) não devem ser vacinados.

André Lorente
Coord. Centro de Zoonoses e Endemias
Extrema-MG

COMPARTILHE:Share on FacebookTweet about this on Twitter